Informações

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, bacharelado, da UniEnsino, foi baseado na análise da conjuntura e do cenário regional, e foi elaborado com o objetivo de assumir o compromisso explícito em colaborar com o desenvolvimento da sociedade, orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do ensino, e com ela a formação de graduados comprometidos com: uma educação igualitária, o progresso da sociedade, a sustentabilidade do planeta, os impactos da sociedade sobre ele e as várias nuances empresariais, sociais e logísticos. Nesse sentido, almeja ser um curso superior de referência, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e participar da inserção de profissionais no mercado de trabalho.

Acredita-se que as instituições de educação superior contemporâneas não devem permanecer alienadas do contexto cultural em que atuam, mas devem contribuir direta ou indiretamente para a solução de seus problemas, estando sempre sintonizadas com as tendências educacionais mais elaboradas.

O Curso de Engenharia de Produção foi idealizado para uma concepção competente e de qualidade, agregando à formação do aluno competências e habilidades para trabalhar também com as adversidades, apoiado em estruturação acadêmica sólida. Para tal idealização, a UniEnsino inspirou-se nas novas tendências educacionais e no movimento de educação inclusiva, com reais condições de permanência do aluno, no sentido do desenvolvimento das potencialidades e visando realizar suas expectativas de escolarização e participação social.

Para tanto, desenvolveu uma proposta pedagógica capaz de colocar o aluno em diferentes processos e práticas, visando à melhoria das condições de vida e de impactos da sociedade, que também atenda à demanda profissional e a representação efetiva dos envolvidos nas questões socioeconômicas e empresariais.

Face ao exposto, a UniEnsino é sabedora da necessidade de formar agentes com atitudes críticas-reflexivas, bons conhecimentos técnico-científicos e principalmente comprometidos com a construção de práticas sociais e cidadãs capazes de inferir na realidade social, empresarial e transformá-las.
Neste sentido, contempla uma formação fundamentada na interdisciplinaridade, na contextualização, na democratização, na pertinência e na relevância social, empresarial e ambiental, na ética e no relacionamento humano. Para tal, elencou um rol de disciplinas, proporcionando o inter-relacionamento dos conhecimentos técnicos e práticos, a leitura das relações sociais, empresariais e financeiras também dos processos educativos por estas desencadeados, cuja consolidação será proporcionada pelo exercício da profissão.
Assim, a UniEnsino tem como diretriz uma formação que combine e equilibre o desenvolvimento técnico e humanístico e que promova a visão sistêmica do estudante. Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social e empresarial, enquanto partícipe de sua construção qualitativa, ao tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução das questões sociais e empresariais.
Para realizar essa missão, a UniEnsino também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior deva ser possuidora de uma política de graduação teoricamente rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

Neste sentido, este projeto apresenta a fundamentação para composição de uma matriz curricular adequada ao curso, visando à fase de implantação e de seu aperfeiçoamento. A busca do aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico está caracterizada na evolução contínua da melhoria e formação educacional inteirada pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

ATOS LEGAIS

Portaria MEC nº 34, de 15 de fevereiro de 2019

CARGA HORÁRIA TOTAL

4900 horas

TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

Tempo mínimo:  5 anos.

Tempo máximo:  10 anos.

* Consulte desconto por antecipação e convênio empresarial.

Objetivos do Curso

O objetivo do curso de Engenharia consiste em capacitar os seus alunos para atuar em diferentes áreas da engenharia de produção, dotando dos conhecimentos requeridos para o exercício das respectivas competências e habilidades, desenvolvendo uma sólida formação básica, aliadas aos conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos produtivos, valorizando uma formação cuja base se apoia em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas. Os objetivos são traduzidos pelo projeto pedagógico do curso e suas atividades formativas.

Objetivos Específicos

• Formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, interdependente que participem no desenvolvimento da sociedade brasileira;

• Incentivar a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência tecnológica bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

• Desenvolver atividades que visem e elaboração de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;

• Capacitar profissionais a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos do meio ambiente produtivo, propondo soluções;

• Promover a integração homem-natureza como componente de um mesmo sistema. Estimular a adoção dos princípios da sustentabilidade em todas as propostas e ações;

• Gerar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.

• Fornecer aos alunos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos construindo o núcleo comum.

• Oferecer um currículo moderno com noções de economia, administração, legislação, normalização e controle do meio ambiente, entre outros, capacitando assim, o engenheiro a um trabalho interdisciplinar.

Perfil do Profissional Egresso

A indústria brasileira passa por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto à qualidade, diversidade e custo dos produtos. Sendo assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção é o de ser capaz de mobilizar recursos e adaptá-los de forma criativa, dinâmica, realizando um papel empreendedor e de solucionador de problemas. Deve ser ligado e conhecedor das organizações do mercado, em suas diversas fases da Cadeia de suprimento, permitindo uma visão global dos processos organizacionais de mercado e sociais.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.

O Projeto pedagógico do curso considerou os elementos abaixo para fundamentar as disciplinas e a estrutura formativa dando ao egresso um perfil voltado às necessidades de mercado de forma a se tornar competitivo e atender aos itens mencionados.

A partir deste contexto, deverão são as competências e habilidades do egresso do Curso de Produção e têm a capacidade de:

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

• Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

• Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

• Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

• Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

• Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

• Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

• Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

• Atuar em equipes multidisciplinares;

• Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

• Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

• Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

• Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Campo de Atuação do Egresso

Possui atuação em diversas áreas como no desenvolvimento organizacional da empresa, Engenharia do Trabalho, planejamento e controle da produção e na agroindústria. O profissional também é requisitado por muitas empresas de manufatura e fabricação e também por empresas de serviços.

Disciplinas

Estrutura Física Utilizada no Curso

Na UniEnsino, o aluno possui toda a estrutura e apoio necessário para seus estudos, tanto em nosso ambiente virtual, como em nosso Polo presencial. No ambiente virtual, além da biblioteca virtual, o aluno possui o apoio da tutoria a distância. No Polo presencial, além da tutoria presencial, o aluno encontra nossos laboratórios e nossa biblioteca física, podendo participar das visitas técnicas organizadas pelo curso.